. AMOREIRA - PLÁSTICO / TAM...
. Óbidos celebra o Feriado ...
. Israel ameaça desencadear...
. Bombeiros de Óbidos ganha...
. 60º Aniversário da Declar...
. EB1 da Amoreira, Óbidos e...
. Amoreirense desenhou a Pr...
. Português para todos em Ó...
. Uma pequena lenda de Óbid...
. Vila de Gaeiras – Óbidos ...
. S.C.M.L
. JOGOS SANTA CASA - UMA BOA APOSTA
. Euromilhões
. TGOLO
. Amoreira
. Autarquias
. Sitios Uteis
. I.E.F.P
. S.E.F
. G.N.R.
. Maporama
. Banca de Jornais
. Alvorada
. O Derbie
. Amigos
. Aluguer de Louças/Casamentos...
. Jornais Emigração
. Corriere della Sera - Italia
. Expresso das Ilhas - C.Verde
. Blogs
. Ideias
O que têm em comum chocolate e Óbidos? A empresa municipal Óbidos Patrimonium responde com três palavras charme, sedução e romantismo. Após cinco edições de um festival dedicado a este alimento tão apreciado, muda quase tudo. A começar pela data. A organização quer travar a sazonalidade, pelo que optou por realizar o certame no primeiro semestre do ano, colando-o ao Dia dos Namorados. O resultado será "surpreendente", garante Ricardo Ribeiro, administrador da empresa municipal. "Óbidos foi terra de rainhas e, no dia 14, na inauguração, as mulheres sentir-se-ão rainhas", afirma.
Muda também o local do evento, passando para a zona da cerca do castelo, onde decorreu o Vila Natal,
Apelar aos sentidos foi, essencialmente, o objectivo da organização. Para dar mais conforto aos visitantes e visibilidade às iniciativas, o espaço foi alterado. Por exemplo, as esculturas de chocolate, este ano subordinadas ao tema dos mares e oceanos, que até aqui eram expostas numa sala, passam a estar instaladas em estruturas especiais, criadas para o efeito, totalmente climatizadas e em vidro. "Assim, estarão protegidas e podem ser vistas por toda a gente", refere Ricardo Ribeiro, explicando que "uma das preocupações foi permitir a circulação de pessoas".
A participação dos munícipes é outra tónica presente nos certames promovidos pela autarquia. Neste caso, é evidenciada, por exemplo, no dia da inauguração, com um desfile muito original. Meio milhar de alunos do concelho transformados em coelhos da Páscoa darão as boas-vindas ao público. Nesse dia, dedicado ao romantismo, a rua principal terá uma passadeira castanha com corações rosa. As mulheres que jantarem num dos restaurantes da vila receberão uma rosa de chocolate.
Outro dos objectivos desta edição é vincar a componente artesanal do chocolate, mostrando, com profissionais convidados, como se trabalha este alimento. "Queremos mostrar o chocolate de muitas formas, cativando as pessoas que nos visitam para que regressem noutra altura mais calma e conheçam a paisagem e o património de Óbidos", explica o administrador da Óbidos Patrimonium. O risco de realizar um evento desta natureza em plena época baixa "é medido", assegura o responsável, confiante de que o público vai responder, como tem feito até aqui.
Helena Simão
Jornal de Noticias