JOGOS SANTA CASA - JORNAIS - REVISTAS -TABACARIA. Venha visitar-nos e... Saia Excêntrico.

.Pensamentos

. MUDAMOS DE CASA

. A VIAGEM CONTINUA.

. AMOREIRA - PLÁSTICO / TAM...

. Óbidos ou Óbidos? Óbidos!

. Óbidos celebra o Feriado ...

. Israel ameaça desencadear...

. Bombeiros de Óbidos ganha...

. FELIZ ANO DE 2009.

. NATAL HOJE

. 60º Aniversário da Declar...

. EB1 da Amoreira, Óbidos e...

. Amoreirense desenhou a Pr...

. Português para todos em Ó...

. Uma pequena lenda de Óbid...

. Vila de Gaeiras – Óbidos ...

.Arquivos

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub
Sexta-feira, 10 de Outubro de 2008

De antiga prisão política a Pousada de Portugal

A Fortaleza de Peniche, monumento militar e antiga prisão política do Estado Novo, está parcialmente ao abandono e em degradação, aguardando há anos por um projecto turístico. esta quinta-feira, a Enatur e o Grupo Pestana assinam um acordo de exploração.
 
O que o Turismo de Portugal e o Grupo Pestana vão rubricar é um aditamento ao contrato de exploração da Enatur com vista à construção de três novas Pousadas de Portugal, entre as quais uma na Fortaleza de Peniche.
 
A Câmara de Peniche (CDU) concorda com a construção de uma Pousada de Portugal na Fortaleza da cidade, mas alerta para a necessidade do investimento contemplar a valorização do património ligado à antiga prisão política.
 
 
"Esta pousada será diferente de qualquer outra. O que a diferencia é que será construída numa antiga prisão política e num local que é visitado por milhares de pessoas à procura da memória do que ali se passou", afirmou ontem o presidente da Câmara Municipal de Peniche, António José Correia.
 
Por isso, "tem que haver uma compatibilização entre as funções da pousada e a preservação da memória da prisão política e do museu da resistência", sustentou o autarca.
 
"Entendemos que é possível compatibilizar o actual museu municipal de Peniche e a sua componente ligada à resistência com a nova estrutura", frisou, por seu lado, o dirigente comunista de Peniche, Jorge Amador.
 
As novas pousadas estão projectadas para o Convento de Santa Clara, em Vila do Conde, a Fortaleza de Peniche e o antigo Sanatório da Serra da Estrela, na Covilhã.
 
Segundo adiantou Luís Patrão, presidente do Turismo de Portugal, cada uma das três novas pousadas a construir em território nacional deve custar entre 10 a 15 milhões de euros.
 
Erigido no século XVII sobre rochedos em frente ao mar, para defesa da costa, foi perdendo interesse do ponto de vista militar até que, na década de 30 do século XX, as casernas deram lugar a celas por onde passaram presos políticos como Álvaro Cunhal. As celas ficariam vazias desde o dia 27 de Abril de 1974 quando o forte deixou de ser prisão e foram libertados os últimos 39 presos, relata uma acta da cadeia.
 
Um dos três pavilhões foi transformado em Museu Municipal, em 1984, mostrando "as memórias da antiga prisão" com as celas individuais e os parlatórios, os quais são visitados anualmente por mais de 40 mil pessoas.
 
Os visitantes podem ver a cela onde esteve preso o histórico secretário-geral do PCP e alguns dos seus desenhos a carvão bem como o local por onde se evadiu em 1960.
 
 
"À excepção de 15 celas, ocupadas por artistas locais que as transformaram em atelier, a zona de recreio dos presos (Pateo da Cisterna) e os outros dois pavilhões de dois e três pisos, com mais de 50 celas, estão abandonados e degradados.
 
Em Junho de 2005, o actual Governo anunciou que estava a estudar a construção de uma Pousada de Portugal na Fortaleza de Peniche para a qual já existe uma maqueta da autoria do arquitecto Álvaro Siza Vieira.
 
Na altura, após uma visita ao forte, o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, afirmou que "o projecto [para a construção de uma Pousada] não ficará inviabilizado".
 
Em 2003, foi assinado um protocolo entre a Câmara de Peniche, a Enatur e o Estado, através da Direcção-Geral do Património, para afectar parte da fortaleza à Enatur.
 
A autarquia realizou alguns investimentos ao abrigo do protocolo e a pedido da Enatur, nomeadamente um levantamento cartográfico digitalizado e avançou com compromissos para a rede de infra-estruturas da futura pousada.
 
JN

sinto-me: portugues
publicado por Luis Pereira às 21:25
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.Fevereiro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28

.favorito

. 25 de Abril Sempre.

. Morte Lenta

. NÓS OS OUTROS

. ANTONIO LUIS PAULINO

. AMOREIRA - OS SEGREDOS D...