. AMOREIRA - PLÁSTICO / TAM...
. Óbidos celebra o Feriado ...
. Israel ameaça desencadear...
. Bombeiros de Óbidos ganha...
. 60º Aniversário da Declar...
. EB1 da Amoreira, Óbidos e...
. Amoreirense desenhou a Pr...
. Português para todos em Ó...
. Uma pequena lenda de Óbid...
. Vila de Gaeiras – Óbidos ...
. S.C.M.L
. JOGOS SANTA CASA - UMA BOA APOSTA
. Euromilhões
. TGOLO
. Amoreira
. Autarquias
. Sitios Uteis
. I.E.F.P
. S.E.F
. G.N.R.
. Maporama
. Banca de Jornais
. Alvorada
. O Derbie
. Amigos
. Aluguer de Louças/Casamentos...
. Jornais Emigração
. Corriere della Sera - Italia
. Expresso das Ilhas - C.Verde
. Blogs
. Ideias
Junta de Freguesia da Amoreira
Crescer com harmonia
Artesanato, boa comida e paisagens deslumbrantes numa encosta em direcção ao Atlântico são apenas alguns dos atractivos que poderá encontrar se decidir passar a vila de Óbidos e dirigir-se à freguesia da Amoreira.
É no sopé da serra da Amoreira, no litoral oeste da Estremadura, que se localiza a Amoreira, uma das nove freguesias do concelho de Óbidos, no distrito de Leiria.
Outrora vila, Amoreira assume-se ainda, nos dias de hoje, como uma das mais importantes freguesias do concelho, com uma área de
No ano de
Situada na costa de prata e a poucos quilómetros da vila de Óbidos, a freguesia da Amoreira não fica imune ao desenvolvimento e reconhecimento que esta, nos últimos anos, tem vindo a adquirir. O facto de ter sido considerada uma das maravilhas de Portugal, fez com que milhares de pessoas afluíssem à vila para visita e reconhecimento, bem como para provar algumas das especialidades desta terra que tudo vende. “Óbidos está sempre cheio, a feira medieval, a feira do chocolate e Óbidos Vila Natal, são um êxito e a verdade é que se poderiam dar ao luxo de criar uma marca «Óbidos» que de certeza venderiam, pois até a ginja que é feita na nossa freguesia é conhecida como a «ginja de Óbidos». Mas, no fim, todos ficamos a ganhar porque os visitantes acabam por se espalhar por toda a região. Durante muitos dias do ano quase não há camas vagas e os restaurantes estão cheios”, referiu o José Simões, presidente da Junta de Freguesia.
Encosta de sonho
Percorrendo a freguesia deparamo-nos com uma bela encosta em direcção ao Oceano Atlântico, dotada de um fantástico empreendimento turístico denominado Praia Del Rey.
Conta-nos o nosso entrevistado que “foi na década de 70 que estes terrenos começaram a ser adquiridos por empresários que viram aqui um bom local para investimento. No entanto, só nos anos 90 é que a construção propriamente dita começou a surgir aos nossos olhos”.
Actualmente, este empreendimento existe e é dotado de um clube de golfe, piscina, restaurante, bar e um centro de ténis com sete campos. Desde o ano 2000 que é neste local que se encontra o único hotel de cinco estrelas da região, que pertence à cadeia Marriot.
Em relação a todo este investimento, “eu admiro todos aqueles que tiveram coragem de arriscar, uma vez que é preciso ter espírito de iniciativa e não ter medo de correr riscos, para se gastar milhões de euros numa zona que ainda está em desenvolvimento, que se localiza numa falésia e onde o mar não é um atractivo, devido à perigosidade”, afirmou José Simões.
Além da parte turística, proliferam também inúmeras construções de habitações, as quais cumprem correctamente um traçado comum, reproduzindo uma imagem de beleza e conforto. A verdade é que se espera que a construção na zona de Praia Del Rey tenha “o mínimo de betão e seja o mais harmoniosa possível, de acordo com a própria encosta”, prosseguiu o mesmo.
No entanto, esta é uma zona sazonal em que a maior parte das pessoas que adquire casa, adquire a sua segunda casa e, como explica José Simões, a realidade é que “aquele espaço tem capacidade para 1500 fogos (75 por cento já está construído), mas durante o ano apenas residem ali cerca de 30 pessoas”.
Apesar de, futuramente, quando tudo estiver concluído, esta poder vir a ser uma zona com um elevado potencial de empregabilidade, outros problemas se levantam, nomeadamente relacionados com a necessidade de se saber falar inglês fluentemente e de se ter formação específica na área do turismo. “Esta é uma região que ainda se debate com a falta de formação da população. É preciso investir na aprendizagem do Inglês e na formação profissional, para não termos dificuldade em conseguir assegurar um serviço de excelência e qualidade aos nossos visitantes”, explicou o entrevistado.
São milhares os postos de trabalho que se prevê virem a ser criados, ao nível de turismo, nestes empreendimentos do concelho e, por este motivo, a Junta de Freguesia da Amoreira, em conjunto com a Junta de Freguesia do Vau, estão a organizar pequenos cursos de inglês para a população, de modo a que a mesma ganhe as competências necessárias. Para além deste curso, neste momento a região é também dotada de uma escola profissional da área do turismo, o que “permitirá, que num futuro próximo, seremos mais capazes de cumprir com as exigências que um investimento deste tipo impõe ”, prosseguiu o interlocutor.
Contudo, é um facto, que “se nos cingirmos apenas às gentes da terra, que não são muitas, não teremos capacidade para cobrir os postos de trabalho e é por isso mesmo que posso afirmar, seguramente, que a nossa freguesia crescerá bastante, uma vez que virão pessoas de fora estabelecer-se aqui e, para as mesmas, terão de ser criadas habitações e condições para aqui permanecerem. Tudo reunido, resultará num grande e forte crescimento da freguesia”, afirmou José Simões.
Atentos à população
Terminado quase o primeiro mandato, fazer o balanço do mesmo e saber qual foi a grande aposta deste executivo, era uma questão que não podíamos deixar escapar.
José Simões não se recusou a colaborar connosco e rapidamente nos referiu que o balanço tem sido “bastante positivo, pois temos conseguido cumprir com os nossos objectivos”.
No que respeita à aposta do executivo esta tem sido, maioritariamente, na educação. “No nosso primeiro mandato, a nossa grande aposta tem sido na educação. Queremos apostar nas nossas crianças e jovens, fazer com que estes ganhem o gosto pelos estudos e pela freguesia. Criámos, também, uma escola de computadores, destinada a toda a população. Foi neste espaço que, o ano passado, fizemos algumas sessões de formação, em horário pós-laboral, e tivemos uma grande participação da população, o que eu admiro. Na minha opinião é preciso ter coragem de se recomeçar a estudar depois de tantos anos parados, mas também compreendo, pois são pessoas com filhos novos e que querem conseguir acompanhá-los”, explicou o entrevistado.
A comprovar as palavras do autarca existe o projecto de uma escola, que se prevê concluída em
Uma freguesia humana
Com uma identidade muito própria aliada ao modo de como sabe receber quem a visita, a freguesia da Amoreira é amada por muitos que lá passam. Ver a mesma a crescer e desabrochar para o mundo parece ser o desejo de todos, sem excepção.
Com as verbas reduzidas as freguesias têm agora que fazer mais contas à vida e, a verdade, é que nem sempre o dinheiro estica e dá para tudo. Por isso mesmo, a ajuda da população ou de amigos da freguesia é sempre bem vinda e agradecida num sorriso.
E foi mesmo isto que no ano passado aconteceu e que fez com que a freguesia de Amoreira ficasse mais rica. “O ano passado foi organizado no empreendimento da praia Del Rey, por uma senhora que vinha de um resort no Algarve, um torneio de golfe que consistiu numa angariação de fundos para a freguesia. Ou seja, este encontro reuniu 78 concorrentes em que cada um pagava cem euros de inscrição que revertiam para uma cadeira de rodas e para a freguesia. A juntar a este donativo tivemos ainda um senhor que, sensibilizado com a finalidade, no jantar do último dia do torneio passou um cheque para o mesmo fim. Foi desta forma que num só ano angariámos cerca de um sexto do orçamento da Junta de Freguesia, através da Béltico, S.A.”, revelou-nos José Simões.
Fruto destes donativos, o executivo desta Junta de Freguesia conseguiu instalar aquecimento central nas escolas, rampas na carrinha da Junta e dotar de equipamentos e material algumas instituições e escolas da Freguesia.
No entanto, o nosso entrevistado não se esquece que “foi um ano de sorte e não pudemos estar a contar que se volte a repetir”.
-----------
Mercado Mensal
É ao quarto sábado de cada mes que se realiza, no campo de futebol da Freguesia, o mercado mensal.
Neste dia, sensivelmente cem feirantes apresentam a habitantes e visitantes produtos agrícolas, confecções, queijos e enchidos, bolos, sapatos, aves, árvores, plantas e flores, entre outros. Portanto é um mercado onde se vende um pouco de tudo.
No que respeita à segurança, esta é assegurada por uma patrulha da polícia que visita a feira cerca de duas vezes por dia.
A verdade é que esta é uma freguesia com um grande potencial de crescimento e por este motivo “eu vos convido a nos visitarem e conhecerem. Temos aqui excelentes condições e zonas muito bonitas”, terminou José Simões.